O setor de inovação consiste em uma equipe empenhada em buscar soluções que inovem processos, otimizem tempo e proporcionem melhores resultados, independentemente da área de atuação. As empresas que investem em inovação e criam setores para essa área já são uma realidade. Exemplo disso são os resultados do Índice Global de Inovação, publicado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, que mensura que, mesmo durante a pandemia da Covid-19 e os impactos econômicos causados por ela, diversos setores demonstraram resistência, especialmente, os que adotaram a inovação, tecnologia e digitalização para busca de soluções internas e mercadológicas. 

Para saber mais sobre a importância da inovação e como as empresas podem implementá-la, continue a leitura deste artigo que nós, do Blog MilSênior, preparamos para você.

Veja também: O que é um laboratório de inovação?

O que é inovação?

O conceito de inovação traz como base a exploração de novas ideias que geram resultados, sejam eles econômicos ou sociais, no que diz respeito aos lucros da empresa ou a otimização de processos internos, de acordo com a empresa de gestão estratégica de recursos financeiros e processo para inovação ABGI. Entre as possibilidades de inovar estão as reformulações de produtos, conhecidas como inovações tecnológicas – ferramentas, metodologias e técnicas desenvolvidas por meio de estudos que objetivam aumentar a eficiência de algum produto ou serviço -, além das inovações que visam a inserção em novos modelos de negócios, mercados e métodos organizacionais internos ou externos.

Como criar um setor de inovação?

O setor de inovação pode ser estruturado em 3 passos. Confira quais são eles!

  1. Defina uma estratégia: este passo envolve o planejamento de como esse setor funcionará, quantos colaboradores participarão, quais resultados são almejados com a gestão dessa equipe, construção de metas, além de outras questões mais burocráticas.
  2. Adote um modelo de gestão eficiente: a organização é a chave para uma prática assertiva. Ao se tratar de inovação, um planejamento eficaz pode levar a resultados mais positivos e agregadores. O método Scrum, por exemplo, é uma técnica organizacional que auxilia no diagnóstico de problemas no desenvolvimento de projetos e corrobora para a solução deles. 
  3. Crie uma cultura que incentive a inovação: quando o desenvolvimento de soluções inovadoras surgem internamente, torna-se muito mais fácil gerenciar e entregar resultados. Nesse sentido, há também a possibilidade de engajar os funcionários a participar do processo de desenvolvimento das soluções tecnológicas.

Gestão do setor de inovação

Após a criação do setor de inovação, é fundamental que seja estabelecida uma gestão de inovação, que consiste na estruturação que permite que ideias e processos inovadores se tornem aplicáveis em uma organização. Para que o projeto se concretize e gere viabilidade, demanda de mercado e valor ao público-alvo das soluções propostas. Para isso, é preciso cumprir etapas, veja quais são elas:

  • Começo: a entrada de projetos e ideias para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Este processo é o conhecido brainstorming – técnica que estimula a criatividade e criação de soluções inovadoras, além de prever a busca e coleta de informações para traçar caminhos que cheguem a um objetivo comum.
  • Meio: é a etapa em que a gestão de inovação deve se fazer presente, por meio do gerenciamento de processos operacionais, com o intuito de controlar os métodos utilizados e supervisionar se as soluções se concretizam, de acordo com as estratégias adotadas.
  • Fim: a parte que consiste na entrega das soluções desenvolvidas, o que inclui o mapeamento de todos os processos: diagnóstico do problema, possibilidades encontradas e a solução de fato que foi posta em prática. 

Inovação tecnológica na saúde: como o MilSênior contribui

Nós, do MilSênior, aplicamos inovações em diversos processos com  intenção de aplicar a tecnologia na saúde para os beneficiários da MedSênior, a fim de reduzir tempo de espera e aumentar a precisão de diagnósticos, para que, assim, as equipes possam dedicar mais tempo ao que realmente importa: a atenção e cuidado com as pessoas. A inovação está em todos os espaços e na área da saúde ela se mostrou ainda mais essencial. 

Conteúdos que também podem te interessar:

Gestão hospitalar 4.0: entenda o conceito

Fomento como alavanca para inovação

Fonte: Organização Mundial da Propriedade Intelectual.