Inovação é definida, principalmente, por meio do conceito da exploração de novas ideias – sejam elas novas ou já existentes e repaginadas. Independentemente de como ela surge, a inovação deve promover resultados positivos, como o aumento de faturamento, redução de custos, melhoria das condições de trabalho e de processos. O cenário da inovação é efervescente no Brasil, visto que o país ganhou cinco posições no Índice Global de Inovação (IGI). Em comparação ao ranking de 2020, agora o Brasil ocupa o 57° lugar, entre outros 132 países. 

Que tal entender mais sobre o conceito de inovação e como colocar em prática no dia a dia da sua empresa? Continue a leitura deste artigo para conferir!

Veja mais – O que é um laboratório de inovação?

Quais os principais tipos de inovação?

Segundo a consultoria de estratégias de recursos financeiros ABGI Brasil, as principais formas de inovar envolvem reutilizar uma ideia com uma nova roupagem, tendo em vista resultados de curto, médio e longo prazo, a depender do objetivo da empresa. Conheça alguns tipos de inovação:

  • Inovação de produto: consiste na modificação dos atributos de um produto, seja na mudança no formato, processo de fabricação ou um rebranding de como vender e fazer com que ele seja percebido pelos consumidores.

 

  • Inovação de processo: mudanças nos processos de produção ou de serviços internos, seja para alcançar maior produtividade, redução de custos ou otimização de atividades.

 

  • Inovação de modelo de negócios: trata-se da forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Nesse sentido, é preciso inovar na forma de oferta e, assim, evitar transformar o serviço ou produto já concluído. 

Resultados após implementar a inovação

Inserir a inovação na cultura empresarial pode alcançar dois tipos de resultados mais comuns, são eles:

  • Inovação incremental: reflete as pequenas inovações propostas e, consequentemente, melhorias contínuas nos produtos ou serviços que sofreram alterações inovadoras. Nesse sentido, são percebidos pequenos avanços nos benefícios oferecidos ao consumidor.
  • Inovação radical: considerada uma mudança mais drástica na maneira em que o produto ou serviço passa a ser oferecido, mercadologicamente, e como ele é consumido. Esse resultado pode alcançar um novo segmento de mercado, o que leva a modificações no modelo de negócio ou processos internos. 

Como inovar no mercado de saúde?

O mercado de saúde ganhou relevância durante a pandemia e, pelo mesmo motivo, tem sofrido modificações constantes. Segundo o relatório Global Health Caro Outlook, a expectativa é de que os gastos para cuidar da saúde no mundo devem crescer, em média, 5,4% ao ano até o final de 2022. Nesse sentido, mostra-se fundamental investir em inovação nesse segmento de mercado. O que confirma isso são dados publicados pela plataforma de pesquisa Distrito Dataminer, que apontam que, entre 2019 e 2020, surgiram mais de 370 novas startups no Brasil, mais especificamente, na área de healthtech– empresas que atuam na área da saúde com soluções tecnológicas.

Diante desse cenário, há várias possibilidades de inovar, seja no formato de oferecer o serviço aos pacientes, como o atendimento virtual ou o uso de ferramentas que auxiliem no contato antes e após as marcações de consultas.

Inovação com tecnologia: saiba como o MilSênior contribui 

Nós, do MilSênior, aplicamos inovações em diversos processos com intenção de aplicar a tecnologia na saúde para os beneficiários da MedSênior, a fim de reduzir tempo de espera e aumentar a precisão de diagnósticos, para que, assim, as equipes possam dedicar mais tempo ao que realmente importa: a atenção e cuidado com as pessoas. Nesse sentido, priorizamos o compartilhamento da cultura de inovação para que ela se torne uma realidade no mercado da saúde e contribua para que ideias se tornem soluções tecnológicas com resultados positivos aos nossos beneficiários.

Conteúdos que também podem te interessar:

Gestão hospitalar 4.0: entenda o conceito 

Novas tecnologias e dispositivos médicos contribuem para melhoria dos cuidados da saúde 

Fonte: Word Intellectual Property Organization (WIPO).