Você conhece o significado de fomento? A palavra, de origem latina, quer dizer “o que aquece”. Entretanto, na língua portuguesa, seu sentido figurado quer dizer impulso ou estímulo. Para auxiliar organizações, o conceito de fomento é uma alavancagem de suas capacidades, por meio de recursos e subsídios, para que possam ir mais longe.

Neste post, iremos compartilhar nosso case de fomento em parceria com a MedSênior, por meio da Lei do Bem. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.

👓Leia também:  Como a tecnologia cria novas profissões na saúde

O que é fomento?

A expressão representa estímulo, impulso, auxílio. Uma das atribuições mais comuns do termo refere-se a qualquer ação governamental que possa promover o desenvolvimento de um país, região ou de setores. As ações de fomento são estratégias definidas para impulsionar uma organização. O fomento também pode representar uma captação de recursos que visa a aumentar a produção, emprego e renda. 

De tal forma, o fomento contribui como uma alavanca para que o MilSênior cumpra o seu mandato: desenvolver iniciativas de inovação que sejam 10 vezes mais baratas, 10 vezes mais rápidas e com 10 vezes mais valor. 

 

O que é a Lei do Bem?

A Lei 11.196/05, conhecida como “Lei do Bem”, concede incentivos fiscais às organizações que realizam pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica. Novas descobertas que beneficiam as pessoas dependem do investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Por isso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações utiliza a lei como mecanismo de incentivo para o setor privado. A norma também auxilia na aproximação de empresas, universidades e institutos de pesquisa, o que gera a potencialização de resultados.

Como o MilSênior transformou o fomento em um case

Criamos um cenário positivo para a inovação e fomos reconhecidos como um case. A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (ANPEI), que  engloba empresas como Natura, 3M e Petrobras, destacou nosso trabalho desenvolvido na área de inovação na saúde.

Para recebermos o incentivo da Lei do Bem, nos enquadramos nos requisitos exigidos pelo governo, entre eles: atividades enquadradas no conceito de inovação tecnológica, pessoas dedicadas a essas atividades e controles específicos dos projetos em desenvolvimento. Em contrapartida ao benefício recebido, contribuímos com pesquisa, desenvolvimento e inovação. Afinal, temos o objetivo de democratizar o acesso à saúde de qualidade. 

MedSênior: o cenário da inovação

Confira os números que contribuíram para nosso desenvolvimento e case na ANPEI:

  • Mais de R$ 5 milhões em investimentos em inovação no ano de 2020;
  • 34 projetos de inovação;
  • Mais de 30 pessoas envolvidas no processo de inovação;
  • 18 produtos/processos criados em 18 meses;
  • Mais de 65 mil pessoas beneficiadas por inovação e tecnologia em 2020;
  • 40 empresas parceiras nos últimos 12 meses para, juntos, desenvolvermos soluções para a saúde;
  • Aumento de 757% nos recursos para inovação no período de 2 anos;
  • Aumento do quadro de pesquisadores por meio da Lei do Bem;
  • Captação de R$715 mil em subsídio para projetos de inovação. 

 

Como o MilSênior contribui com a saúde das pessoas

Estamos atentos às grandes demandas e oportunidades com o intuito de gerarmos soluções que impactem positivamente na longevidade e saúde das pessoas. Por isso, constantemente nos conectamos com startups e instituições de ciência e tecnologia (ICTs) que têm soluções e conhecimentos que podem nos ajudar nessa grande jornada pela melhoria da saúde das pessoas.

Um dos projetos desenvolvidos com recurso de fomento foi realizado em parceria com o SENAI/Cimatec, onde desenvolvemos uma ferramenta que é capaz de analisar imagens do pulmão e diagnosticar a Covid-19 por meio da inteligência artificial. Esse é mais um passo para potencializar a saúde com soluções tecnológicas em benefício do bem-estar das pessoas. Clique aqui e saiba mais.

Outro case, o Prime Diabetes, apoiado pela Lei do Bem, em parceria com a Klivo, contribuiu para que pacientes com diabetes tipo 2 descompensado tivessem melhora no quadro clínico. Saiba mais. Essas e outras iniciativas de inovação que desenvolvemos no MilSênior são incorporadas na operadora de saúde MedSênior, agregando mais valor aos beneficiários e levando saúde de qualidade para cada vez mais pessoas da Geração Mais.

📗Conteúdos que também podem te interessar:

Como a tecnologia cria novas profissões na saúde

Inovação aberta: a união de forças que acelera a transformação da saúde