A pandemia transformou a área da saúde e as principais tendências se mostram prósperas para o cuidado híbrido. Neste período de reclusão, alternativas como teleconsultas, agendamentos online, receitas digitais e certificação à distância para os médicos foram adotadas na área da saúde para que os profissionais mantivessem a evolução no ensino e, consequentemente, os pacientes pudessem receber atendimento completo e o melhor, com segurança. 

Para saber mais sobre como a tecnologia transformou a área da saúde neste período de pandemia, nós, do MilSênior blog, preparamos esse conteúdo especial. Continue a leitura e confira! 

Veja também: O que é uma Health Tech?

 

 🩺 A tecnologia na saúde antes e depois da pandemia

Diversos processos médicos, que antes da pandemia, eram realizados presencialmente, hoje, são feitos de forma virtual e proporcionam o cuidado híbrido. Por isso, é possível dizer que, sim, a pandemia ajudou a transformar a área da saúde em uma ambiente mais tecnológico e futurista. Diante de uma crise sanitária, a digitalização dos atendimentos aos pacientes e outras soluções inovadoras se mostraram necessárias para o bem-estar da população. As tecnologias usadas a favor da saúde puderam ser vistas na criação ágil de vacinas contra a Covid-19, nos dados e relatórios de pacientes internados, números de óbitos e curados pela doença, além da parcela da população que já foi vacinada, para que assim, a sociedade tenha ciência do andamento da crise em seu país. Além dessas medidas inovadoras, a tecnologia proporcionou:

👨🏻‍💻 Telemedicina, para facilitar o contato entre médico e paciente;

📝 Receita digital, a fim de agilizar as prescrições médicas;

📲 Agendamentos e contatos feitos por aplicativos e plataformas de mensagem, para auxiliar em dúvidas frequentes, marcação de consultas e cancelamento de agendamento.

Quais os benefícios da saúde ser uma área mais tecnológica?

Entre os principais benefícios da saúde ser uma área mais tecnológica, inclui-se as inovações para melhor atender os pacientes, como também a evolução dos equipamentos para aumentar a qualidade e assertividade dos tratamentos de várias doenças. Nesse sentido, pesquisa realizada pela empresa que coordena uma plataforma de consultas, a Doctoralia, apontou que uma das principais tendências para o pós pandemia na saúde é o investimento em ferramentas e plataformas para a aplicação de estratégias de marketing digital, a fim de potencializar os atendimentos. Pelo menos 80% das instituições entrevistadas já investem ou têm a intenção de investir nessas soluções digitais. 

Confira outros benefícios da transformação digital na saúde:

✅ Segurança;

✅ Conforto;

✅ Comodidade;

✅ Agilidade; 

✅ Economia e sustentabilidade.

 

🏆 Conheça o case MilSênior

Desenvolvemos uma ferramenta, em parceria com SENAI/Cimatec, que é capaz de analisar imagens do pulmão e diagnosticar a Covid-19 por meio da inteligência artificial. Esse é mais um passo para potencializar a saúde com soluções tecnológicas, em benefício do bem-estar das pessoas. Nesse sentido, formamos um ecossistema no qual fazem parte empresas, startups, institutos de tecnologia e diversos outros parceiros. 

🔎 Conteúdos que também podem te interessar:

Prevenção 4.0: Medicina do futuro

Tecnologia e saúde: conheça as principais tendências

Até o próximo conteúdo!

 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).