O uso da telemedicina para atender pacientes idosos tem se mostrado de extrema relevância para a continuidade do atendimento médico, principalmente, do público da terceira idade. Isso se dá, pois com o avanço da idade e o surgimento de algumas doenças, o cuidado deve ser contínuo e, muitas vezes, multidisciplinar, no entanto, com as dificuldades de locomoção que podem ser apresentadas pelo paciente, a telemedicina se tornou uma aliada ao tratamento médico.
Para saber mais sobre as vantagens da telemedicina para os pacientes idosos, continue a leitura deste artigo e confira!
Veja mais – Telemedicina ou telessaúde: entenda a diferença!
Quais os benefícios da telemedicina para pacientes idosos?
Modalidade de atendimento médico virtual, como a telemedicina, pode proporcionar diversos benefícios para pacientes idosos que necessitam de acompanhamento mais rotineiro. Entre as vantagens, estão:
- Ampliação do acesso à saúde – seja por comunidades mais distantes, pacientes com dificuldades de locomoção ou que sofrem de doenças que necessitam de isolamento;
- Economia de tempo, visto que é possível ser atendido de onde estiver, basta ter acesso à internet;
- Conforto, principalmente, para pacientes que sofrem de doenças que dificultam a locomoção;
- Redução de custos, tanto para o paciente quanto para as empresas;
- A depender do caso clínico, maior agilidade no diagnóstico.
Por conta das comodidades que a telemedicina pode oferecer, o número de atendimentos neste formato aumentou consideravelmente e permanece após o pior momento da pandemia. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, em fevereiro de 2020, nos Estados Unidos, 1% das consultas de atenção primária à saúde foram realizadas por meio da telemedicina e, em abril do mesmo ano, o número já havia superado os 43,5% dos atendimentos.
Telemedicina para pacientes idosos: saiba como o MilSênior contribui
Nós, do MilSênior, pensamos inovações em diversos processos com intenção de aplicar a tecnologia na saúde para os beneficiários da MedSênior, a fim de reduzir tempo de espera e aumentar a precisão de diagnósticos, para que, assim, as equipes possam dedicar mais tempo ao que realmente importa: a atenção e cuidado com as pessoas. Nesse sentido, utilizamos a telemedicina como uma das ferramentas de atendimento e acompanhamento médico para os nossos pacientes. Serviços como consultas, requerimento e análise de exames, prescrições de medicamentos em alguns casos e outros serviços podem e são realizados de forma virtual, para proporcionar maior comodidade e bem-estar a quem recebe o atendimento.
Conteúdos que também podem te interessar:
Gestão hospitalar 4.0: entenda o conceito