A tecnologia pode transformar a área da saúde em diversos aspectos, seja para ampliar o acesso ou para potencializar o avanço da medicina. Artigo publicado na Revista Científica Scielo aponta que o desenvolvimento tecnológico no âmbito da saúde proporciona mais rapidez de diagnósticos e tratamentos de doenças.

Para saber como a tecnologia pode beneficiar a saúde, nós, do MilSênior blog, preparamos esse conteúdo especial. Continue a leitura e confira! 

Veja também: Prevenção 4.0: a medicina do futuro

 

👨🏻‍💻 Tecnologia e saúde andam juntas?

Em uma sociedade moderna, que é guiada pela tecnologia em diversas áreas da vida, pode-se dizer que sim, a tecnologia e saúde estão cada vez mais unidas. É o que mostra levantamento feito pela empresa de consultoria de gestão e tecnologia da informação Accenture, mostra que cerca de 61% dos profissionais de medicina no Brasil utilizam algum tipo de ferramenta tecnológica para realizar o acompanhamento de pacientes, tratamentos e otimizar o tempo nas consultas. Outro dado aponta a utilização de, em média, 500 mil tecnologias diferentes no mercado, que são destinadas desde tratamentos oncológicos a exames laboratoriais.

🩺 Quais os benefícios da parceria entre tecnologia e saúde?

A união entre tecnologia e saúde pode proporcionar diversos benefícios, seja para aumentar a qualidade dos exames ou para diminuir desigualdades de acesso aos serviços. Pesquisa realizada pela Philips aponta que dados portáteis, que podem ser acessados com agilidade por equipes médicas, sensores microscópicos capazes de gerar e analisar dados, a fim de interpretar imagens e fornecer diagnóstico são o futuro da medicina. A pandemia, por exemplo, ensinou a importância de receber informações em tempo real para salvar vidas.

Nesse sentido, a segurança dos dados é fundamental para o mercado de saúde, principalmente com a aprovação da LGPD, visto que as informações autorizadas pelos pacientes devem transitar para que seu histórico seja consultado por toda equipe multiprofissional de saúde, a fim de otimizar e qualificar a assistência e, consequentemente, o resultado final do diagnóstico e tratamento. Artigos da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) afirmam que para lidar com essa tecnologia é preciso mapear os dados sensíveis que estão sob controle das empresas, além de identificar fluxos e processos. Assim, é necessário um programa de gerenciamento de dados em que educação, políticas, procedimentos, aspectos físicos e tecnológicos sejam considerados.  

Confira outros benefícios da parceria entre tecnologia e saúde

🔬 Exames mais completos;

📝 Otimiza o tempo e a qualidade do atendimento ao paciente;

💉 Auxilia na prevenção de doenças;

🧬 Possibilita a utilização de novos tratamentos para doenças existentes;

💊 Realiza tratamentos mais assertivos e seguros;

🧪 Ajuda em tarefas gerenciais operacionais e análise de informações de pacientes.

🏆 Conheça o case MilSênior

Desenvolvemos uma ferramenta, em parceria com SENAI/Cimatec, que é capaz de analisar imagens do pulmão e diagnosticar a Covid-19 por meio da inteligência artificial. Esse é mais um passo para potencializar a saúde com soluções tecnológicas, em benefício do bem-estar das pessoas. Nesse sentido, formamos um ecossistema no qual fazem parte empresas, startups, institutos de tecnologia e diversos outros parceiros. 

 🔎 Conteúdos que também podem te interessar:

O que é uma Health Tech?

Tecnologia e saúde: conheça as principais tendências

Até o próximo conteúdo!

 

Fonte: Universidade de São Paulo (USP)