A tecnologia ganha um espaço cada vez maior na vida das pessoas, atualmente, grande parte das atividades diárias são digitais: pedir comida, serviços de mobilidade urbana, entretenimento etc. E não para por aí: o processo de transformação digital na saúde já começou! Segundo um relatório divulgado pela International Data Corporation, os investimentos tecnológicos para a área na América Latina devem chegar a R$10 bilhões até o final deste ano.

Quer saber sobre como a tecnologia na saúde pode contribuir para um atendimento mais humanizado? Continue a leitura.

Leia também – Saúde 4.0: saiba mais sobre o conceito

Tecnologia na saúde 

Há quem acredite que a tecnologia afasta as pessoas, porém, tudo é uma questão de ponto de vista e da forma como é utilizada. Na saúde, usamos os avanços digitais para que possam contribuir com um atendimento ainda mais humanizado, presente, personalizado e assertivo. Com isso, podemos automatizar processos, trabalhar novos modelos de gestão, implantar uma cultura de inovação, além de garantir mais agilidade no atendimento e mais segurança para profissionais e público. 

Um case de tecnologia na saúde é a telemedicina que, de acordo com matéria publicada no site Folha Vitória, atingiu a marca de mais de 7,5 milhões de atendimentos entre 2020 e 2021. Um levantamento feito pela plataforma Conexa Saúde revelou que 71% dos pacientes que passaram por consulta online gostaram da experiência. 

Atendimento humanizado na saúde

A maneira como as pessoas são atendidas também é uma importante parte dos tratamentos em saúde. O atendimento humanizado na saúde envolve a valorização dos pacientes, colaboradores e gestores em todo o processo dos serviços de saúde, além de tratar de forma individualizada para que, assim, sejam criados vínculos solidários, responsabilidade compartilhada, proximidade e empatia. Também é importante dedicar atenção para escutar os pacientes e comunicar o que for preciso de forma clara, sem envolver termos técnicos ou outras palavras que possam dificultar o entendimento.

Por mais que nós, do MilSênior, acreditamos na tecnologia como um propulsor para os avanços na saúde, reconhecemos e valorizamos a importância gigantesca da figura humana presente em todos os processos e acompanhamento dos pacientes. Afinal, nada substitui o calor humano e os sentimentos envolvidos nas relações interpessoais. 💚

Tecnologia na saúde: como o MilSênior contribui

Nosso trabalho envolve muita pesquisa, estudos e aprendizado. Temos a intenção de aplicar tecnologia na saúde para agilizar processos, reduzir tempo de espera, aumentar a precisão de diagnósticos, para que assim, as equipes possam dedicar mais tempo ao que realmente importa: a atenção e cuidado com as pessoas.

Alguns de nossos trabalhos envolvem soluções tecnológicas para o MedSênior, em que conseguimos promover um atendimento mais rápido para os beneficiários nas unidades de pronto atendimento, além de sistemas de fácil acesso para o público da Geração+

Um de nossos cases é o programa Prime Diabetes, em que beneficiários MedSênior portadores de diabetes tipo 2 foram acompanhados diariamente com a ajuda de um aplicativo em que também podiam atualizar sua rotina de cuidados. O trabalho envolveu ações de medicina preventiva com assistentes sociais, enfermeiros, médicos, nutricionistas e psicólogos, além de ações presenciais e via telemedicina.  

Mais que tornar processos digitais, é parte fundamental de nosso trabalho promover um atendimento humanizado na saúde. A tecnologia resolve a parte burocrática, para que as pessoas possam fazer o indispensável e que só elas podem fazer: cuidar.

📗Conteúdos que também podem te interessar:

Novas tecnologias e dispositivos médicos contribuem para melhoria dos cuidados da saúde

Prevenção 4.0: a tecnologia em benefício da saúde das pessoas

 

Fontes: 

Folha Vitória

Conexa Saúde

International Data Corporation