A medicina preventiva é o ramo da saúde que tem o objetivo de prevenir doenças, ao invés de tratá-las. A prática é capaz de proporcionar inúmeros benefícios como o rastreamento precoce de predisposição à enfermidades e diminuição de custos hospitalares. Segundo a última edição do índice VCMH/IESS, que mede a variação de custos médico-hospitalares no Brasil, os gastos com internações e consultas subiram 12,5% entre março de 2019 e o mesmo mês de 2020. 

Confira os benefícios da tecnologia na medicina preventiva neste conteúdo que preparamos. Continue a leitura.

Veja também –  Prevenção 4.0: Medicina do futuro

O que é medicina preventiva?

A medicina preventiva aposta em evitar o surgimento de diversas doenças, ao invés de tratá-las, o que pode resultar em uma maior longevidade para as pessoas. Assim, consegue melhorar a qualidade de vida dos beneficiários e, ao mesmo tempo, reduzir a necessidade de procedimentos médicos caros e invasivos. Para entender melhor sobre essa área da medicina, separamos as 4 etapas que ela forma:

1️⃣ Primária: evita que a doença apareça no organismo;

2️⃣ Secundária: inclui mecanismos de diagnóstico precoce e tratamentos em fase inicial;

3️⃣ Terciária: atua na diminuição dos impactos negativos da enfermidade;

4️⃣ Quaternária: minimiza os efeitos das intervenções médicas no processo de cura.

Quais os benefícios da tecnologia para a medicina preventiva?

As tecnologias atuam para potencializar o alcance e assertividade da prevenção, que é o maior foco da medicina preventiva. Separamos os principais benefícios dessa parceria, tanto para os que oferecem o serviço, quanto para os que usufruem. 

  • 🔧 Redução de erros operacionais

Com o uso de um software integrado com toda a equipe multidisciplinar, é possível gerenciar o cadastro e os resultados de exames e diagnósticos dos pacientes, o que diminui as chances de perda de informações, duplicação de dados e retrabalhos. A automatização dos processos, por meio da tecnologia, garante essas soluções. 
 

  • 🧬 Perfil epidemiológico detalhado

Para identificar pacientes que são potenciais para participar de estudos clínicos e programas de prevenção, a tecnologia pode auxiliar a criar um filtro que cruze diferentes dados e escolha pessoas aptas. Outra possibilidade é aplicar questionários personalizados para aprimorar a coleta de informações e impressão dos atendimentos.  
 

  • 🩺 Análise dos resultados

Para que a medicina preventiva seja praticada é preciso acompanhar os resultados dos pacientes periodicamente. Nesse sentido, a tecnologia facilita a visualização dos dados obtidos e pode expor alternativas para os próximos acompanhamentos. 
 

🏆 Conheça o case MilSênior

Desenvolvemos uma ferramenta, em parceria com SENAI/Cimatec, que é capaz de analisar imagens do pulmão e diagnosticar a Covid-19 por meio da inteligência artificial. Esse é mais um passo para potencializar a saúde com soluções tecnológicas, em benefício do bem-estar das pessoas. Nesse sentido, formamos um ecossistema no qual fazem parte empresas, startups, institutos de tecnologia e diversos outros parceiros. 

 🔎 Conteúdos que também podem te interessar:

O que é uma Health Tech? 
Tecnologia e saúde: conheça as principais tendências

Até o próximo conteúdo!

 

Fonte: Veja saúde.