A pandemia da covid-19 acelerou a transformação do mundo digital, e na área da saúde não foi diferente. De repente, hábitos que não eram comuns em nossa vida se tornaram corriqueiros: trabalho em regime de home office, pagamento por aproximação, reuniões à distância e, inclusive, consultar-se com um médico, sem sair de casa. Entretanto, como esse tipo de mudança aconteceu? 

Acompanhe como a covid-19 acelerou a transformação digital da saúde. Continue a leitura.

🤓📖Leia também – Tecnologia e saúde: conheça as principais tendências

Como a pandemia da covid-19 mudou a saúde?

Em março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia por conta da nova doença causada pelo novo coronavírus, uma das primeiras medidas adotadas em alguns países foi o lockdown. Para que algumas atividades econômicas não fossem paralisadas, uma das alternativas adotadas foi ter a tecnologia como aliada, o que levou muitos a seguirem o regime de trabalho home office.

Enquanto grande parte das pessoas se resguardavam em casa, pesquisadores de todo o mundo trabalharam de maneira acelerada para desenvolver uma vacina contra a covid-19, com a intenção de frear o avanço da doença. Apesar de ser uma corrida contra o tempo, era preciso desenvolver um imunizante seguro para a população. Até então, a vacina mais veloz já desenvolvida veio na década de 1960, para combater a caxumba e demorou quatro anos para ficar pronta. Em aproximadamente doze meses, foi possível criar uma vacina eficaz e segura contra a doença pandêmica. Um dos fatores favoráveis foi a baixa taxa de mutação do vírus e o curto espaço de tempo em que foi descoberto qual parte do agente precisava ser neutralizado para impedir a propagação pelo corpo humano.

Telemedicina: uma alternativa para atendimentos

Para que as pessoas pudessem ter assistência médica e que fosse evitada a aglomeração em centros de saúde, o atendimento por telemedicina foi permitido no país via Lei 13.989, de 15 de abril de 2020. Anteriormente, só era possível consulta médica sem sair de casa caso o profissional o visitasse pessoalmente. 

CEOs acreditam na transformação da saúde

A pesquisa chamada “Healthcare CEO Future Pulse”, feita pela consultoria KPMG com 200 CEOs do ramo da saúde, revelou que a Covid-19 acelerou significativamente as transformações para 97% desses executivos. O estudo também mostrou que 79% dos entrevistados acreditam que, nos próximos três anos, todo o modelo de prestação de cuidados em saúde será transformado.

Por que a saúde precisa da transformação digital?

Segundo um levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, o envelhecimento da população pode elevar em mais de 30% o número de internações até 2030. Por conta disso, essa transformação já era necessária e planejada, a pandemia só adiantou o processo. O que era visto como o futuro da saúde, por parte, já pode ser tratado como presente do setor.

Como o MilSênior colabora para transformação da saúde

Em parceria com o SENAI/Cimatec, desenvolvemos uma ferramenta que é capaz de analisar imagens do pulmão e diagnosticar a Covid-19 por meio da inteligência artificial. Esse é mais um passo para potencializar a saúde com soluções tecnológicas em benefício do bem-estar das pessoas. Clique aqui e saiba mais.

🔎 Confira mais conteúdos que podem ser de seu interesse

Prevenção 4.0: a medicina do futuro 
Tecnologia e saúde: conheça as principais tendências

Até o próximo post!

 

Fonte: Veja Saúde 
Agência Brasil 
IPEA